Você já foi à Câmara?

Plenário da Câmara: pouco comparecimento popular. (Foto: Allan Nóbrega)

A pergunta é simples, mas a resposta é surpreendente. Publico abaixo matéria que fiz para o Jornal Cidade (edição 216 – 15/10/2009), onde um levantamento aponta que a maioria absoluta dos entrevistados (74%) jamais tinha ido à sede do Poder Legislativo.

_____________________________________________________________

A Casa do Povo está esquecida

Levantamento mostra que acompanhar sessões da Câmara é um hábito para poucos

ALLAN NÓBREGA / Colaboração: BEATRYZ DE MIRANDA

A Câmara é a casa do povo. Esta frase é muito dita pelos vereadores durante seus discursos nas sessões do Legislativo. Mas, de acordo com levantamento realizado pelo CIDADE nas ruas de Cubatão, o hábito de assistir às sessões ordinárias não é muito difundido entre a população.

Nossa reportagem abordou 50 pessoas aleatoriamente na Avenida Nove de Abril, na última quarta-feira (14) e fez três perguntas. Pedimos para o entrevistado lembrar o nome de cinco vereadores que atualmente estão na Câmara. Em seguida, questionamos se a pessoa lembrava em quem havia votado para vereador na última eleição. Por fim, perguntamos se o inquirido havia, alguma vez, ido ao Legislativo acompanhar uma sessão da Casa de Leis.

Dos 50 entrevistados, 40 disseram lembrar em quem votaram na última eleição, o que perfaz um total de 80% das pessoas, um alto índice. Já quando perguntados se haviam alguma vez assistido a uma sessão legislativa, nada menos que 37 pessoas disseram que não, o que significa 74% do total.

Quando incentivados a lembrar o nome de cinco vereadores que atualmente estão na Câmara, as respostas foram surpreendentes. Muitos foram lembrados por diversas vezes, como os casos de Geraldo Guedes (PR) – mais lembrado pelos entrevistados, juntamente com Bigode (PP) – Dinho (PT), Alemão (PSB – Presidente da Casa) e Tucla (PDT).

Nessa hora, muitos se confundiram, declarando candidatos que não ganharam, como o de Professor Wellinghton (PT), Jô Maluf (PDT) e Ferrugem (PTB). Outros até citaram quem nem sequer disputou o cargo, casos de Luizinho (PSC), Regina Motoqueira (PTB) e até o nome da Prefeita Marcia Rosa (PT) foi citado como o de um dos atuais ocupantes do plenário.

Não lembram – Alguns dos entrevistados mal conseguiram lembrar de cinco nomes, mesmo que sem a obrigatoriedade de serem corretos. Três pessoas não conseguiram dizer um nome sequer. Outros emendaram frases como “são todos ladrões mesmo” ou “não me preocupo com isso”. Uma das participantes do levantamento, ao ser questionada se lembrava em quem havia votado chegou a confessar que, na hora do voto, pegou o primeiro papel de propaganda eleitoral que viu no chão e votou no candidato. Outro, lembrou de apenas um candidato: “O Cara do Bolsão”. Dois entrevistados “criaram” candidatos, casos de “Dota” e “Tuta”. Obviamente, tratam-se de Doda e Tucla, mas consideramos independentes a fim de mostrar um quadro real do que o eleitorado se lembra.

O levantamento realizado pelo CIDADE não tem valor de amostragem científica, sendo apenas uma consulta informal a fim de verificar a consciência eleitoral da população cubatense. Todos os participantes confirmaram que possuem domicílio eleitoral no município e que votaram nas eleições de 2008.

Alemão diz que vai ampliar canal com a população

O Presidente da Câmara de Cubatão, vereador José Roberto Azzoline Soares, o Alemão (PSB), ficou impressionado com os resultados do levantamento realizado pelo CIDADE. Os dados o fizeram determinar uma revisão do programa “A Casa é Sua”, em que escolas agendam passeios à sede da Casa de Leis para conhecer o funcionamento do Poder Legislativo.

De acordo com Alemão, a ideia é que a partir do próximo ano, outros segmentos da sociedade, como paróquias, associações de bairro e entidades possam conhecer a Câmara e assim serem compelidos a participar mais das decisões dos parlamentares. “A participação popular é fundamental para o trabalho do vereador. O resultado desse levantamento mostra que nós temos ainda muito o que fazer para trazer o povo às nossas sessões”.

O presidente reconhece que as fontes de informação são de difícil acesso à maioria das pessoas. “Nem todos possuem internet em casa, o que impede que visitem a página eletrônica da Câmara de Cubatão. Estamos terminando o processo licitatório que irá contratar a responsável pelas transmissões da TV Legislativa, mas mesmo assim só poderá assisti-la quem tem televisão a cabo”.

As sessões da Câmara de Cubatão acontecem todas as terças-feiras, a partir das 16 horas. O Poder Legislativo fica à Praça dos Emancipadores, s/nº, no Paço Municipal.

Acompanhe nas tabelas a seguir os resultados:

NOMES CITADOS PELOS ENTREVISTADOS
Geraldo Guedes 32
Bigode 32
Dinho 29
Alemão 25
Tucla 22
Billa 19
Donizete 15
Doda 8
Nêga Pieruzi 6
Wellinghton 6
Paulo Tito 4
Jô  Maluf 4
Luizinho 3
Dédinho 2
Ferrugem 2
“O Cara do Bolsão” 1
Deodoro 1
Dota 1
Fábio Inácio 1
Regina Motoqueira 1
Marcia Rosa 1
Mineiro 1
Tião 1
Tuta 1
Você  se lembra em quem votou na última eleição?
SIM 40
NÃO 10
Você  já foi a uma sessão da Câmara de Cubatão?
SIM 13
NÃO 37
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: