Forte odor de gás atinge Cubatão

URGENTE

Os cubatenses tiveram uma desagradável surpresa na noite desta quarta-feira. Um forte odor de gás impregnou o ar da região central da Cidade.

Quem estava em casa foi obrigado a se proteger ligando os ventiladores ou exaustores. Segundo informações obtidas por este blog, muitas pessoas procuraram o Pronto Socorro Central queixando-se de dores de cabeça e problemas respiratórios.

Um levantamento preliminar indica que foram afetados com o forte cheiro os bairros Fabril, Centro, Vila Couto, Vila Paulista, Jardim 31 de Março e Vila Nova, mas já há registros de que o odor chegou a Santos e São Vicente.
As informações são desencontradas até o momento, mas tudo indica que o odor provém da Refinaria Presidente Bernardes.

O site da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), empresa responsável por aferir a qualidade do ar e fazer a fiscalização junto ao Polo Industrial, está com problemas na página que informa a atual situação.

Infelizmente, este é mais um caso que ilustra que Cubatão paga um preço muito alto por sediar o maior polo petroquímico da América Latina é muito alto. Uma cidade localizada no sopé de uma serra, que naturalmente bloqueia a evasão dos poluentes, não poderia de forma alguma sediar tais indústrias. Mas a falta de visão futura das autoridades e o compromisso zero com o meio ambiente por parte das companhias acabou nisso: uma noite em que relembramos o triste título de “Vale da Morte”.

Atrelado a isso, aparentemente a rigidez da fiscalização diminuiu. Diariamente ouvimos relatos de novos focos de poluição em nossos rios e mal conseguimos ver a Serra do Mar por causa da fumaça das chaminés industriais. Até quando essa triste sina cubatense irá perdurar?

Enquanto nada é feito, resta-nos proteger nossos narizes e torcer para que a chuva leve da madrugada ajude a dispersar os poluentes.

Anúncios

One Response to Forte odor de gás atinge Cubatão

  1. rick disse:

    A Cetesb quando será que a indústria tá pagando pelo seu silêncio ,e o secretário de indústria qual será a opinião dele sobre o incidente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: