O Rei em Cubatão

foto: Allan Nóbrega

Nesta segunda-feira, 13 de junho, o Centro Esportivo Castelo Branco recebeu uma de suas mais nobres visitas. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, esteve em Cubatão em um evento promovido pela Viação São Bento, empresa concessionária da Prefeitura que atua no transporte escolar municipal.

Nenhum projeto para a Cidade foi anunciado, apenas uma palestra onde o Rei do Futebol contou um pouco de sua experiência de vida para os jovens cubatenses participantes de projetos esportivos. A participação poderia ser maior, mas como estamos em período de férias escolares nenhuma escola municipal esteve presente ao evento. Com isso, um dos lados do Castelão ficou vazio durante a visita do Atleta do Século, enquanto a outra parte estava pouco mais da metade preenchida de espectadores.

A solenidade estava marcada para as 15 horas, mas como é normal neste tipo de evento, a cerimônia começou cerca de 35 minutos atrasada. Após a apresentação de grupos de dança, Pelé chegou ao local ao lado da prefeita Marcia Rosa e cercado por uma multidão de jornalistas e curiosos, iluminado por uma constelação de flashes das máquinas fotográficas.

Pelé falou por cerca de 10 minutos e logo depois assinou camisas do Santos Futebol Clube e bolas de futebol, que serão doadas ao Fundo Social de Solidariedade. Ele também recebeu da Prefeita uma placa de agradecimento.

Pelé e Marcia Rosa tentam imitar a pose da estátua. Foto: Allan NóbregaEm seguida, Pelé participou da inauguração de uma estátua em sua homenagem. Poucos minutos antes da chegada de Edson Arantes do Nascimento, funcionários da Prefeitura ainda pintavam o local que cercava o monumento, que não estava fixado na base de concreto que o sustentava. Um patrulheiro do Camp precisou ficar segurando o equipamento enquanto Pelé posava a seu lado, para evitar a sua queda, o que quase aconteceu mais de uma vez. A estátua mostra Pelé dominando a bola com o uniforme da Seleção Brasileira de Futebol. A camisa contém um erro histórico. O emblema da camisa mostra a sigla CBF, da Confederação Brasileira de Futebol, que só foi criada anos após a aposentadoria do Rei do Futebol da equipe canarinha.

Multidão de jornalistas durante coletiva. Foto: Allan NóbregaLogo após a inauguração, o maior jogador de futebol de todos os tempos concedeu uma entrevista coletiva bastante tumultuada na sede da Secretaria de Esportes e Lazer. O pequeno espaço destinado quase não foi suficiente para os dezenas de profissionais de imprensa presentes.

O motivo do evento foi citado apenas nos primeiros minutos. O maior interesse dos jornalistas foi a opinião de Pelé sobre o Santos Futebol Clube, que havia sofrido na véspera uma derrota vexatória de 6×2 para o Vitória da Bahia pelo Campeonato Brasileiro, o que provocou a demissão do técnico Vagner Mancini.

Pelé pede silêncio das crianças que espiavam a coletiva pela janela. Foto: Allan NóbregaEdson defendeu o ex-treinador do alvinegro da Vila e criticou levemente a imprensa, que na visão dele não ressalta as conquistas dos times, focando apenas os maus momentos. O Rei do futebol também concedeu elogios ao técnico da Seleção, Dunga, ressaltando a série de conquistas do treinador. Algumas crianças que participaram do evento escalaram as paredes da secretaria e espiavam a entrevista pelas janelas.

A saída do Rei deu bastante trabalho aos organizadores do evento. Funcionários da Semes tentavam tirar fotos e pedir autógrafos, tarefa inglória para a maioria. Nem mesmo o corinthiano vereador Adeildo Heliodoro, o Dinho, conseguiu a assinatura de Pelé nas duas camisetas do Santos que levava a tiracolo.

O carro que levaria Pelé de volta a Santos precisou entrar no Castelão e sair pelos fundos, dado o grande número de crianças à espera de um tchau do maior nome do esporte brasileiro, que solícito, o fez ao deixar o Centro Esportivo, em uma tarde que muitas dessas crianças jamais vão esquecer.

Assista abaixo a entrevista coletiva de Pelé:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: