O nosso professor

Tomo a liberdade de publicar um artigo que escrevi originalmente para o Jornal da Cidade. No jornalismo, temos a oportunidade de vivenciar muitas coisas, mas algumas vezes passamos por momentos que nos marcam por toda a vida.

Para mim, foi marcante a entrevista com o professor José Fabiano Madeira, o Professor Madeira. Um símbolo de humildade e determinação que merece todas as homenagens possíveis. Abaixo, as minhas reverências a ele.

___________________________________________________________

Professor Madeira

Um doutor na arte da educação

Quem chega à sede da Secretaria de Educação no Paço Municipal e vê um simpático senhor atendendo as pessoas em uma singela salinha próxima à gerência da Secretaria pode não reconhecer, mas está diante de uma referência nacional em educação – José Fabiano Madeira, mas conhecido por todos como Professor Madeira.

Nascido em Nova Lima/MG, em 20 de fevereiro de 1940, sua avó Maria Liberata foi a primeira parteira diplomada da Cidade. Por meio de suas mãos, vieram ao mundo filhos das tradicionais famílias cubatenses Couto, Torres, Terras, Cunha, da Guarda e Ruivo.

Cursou o primário na escola estadual Júlio Conceição e o secundário no Afonso Schmidt. Com muita determinação, conseguiu feitos impressionantes. Formado pela Academia da Força Aérea, foi piloto de aeronaves. Como se não bastasse, graduou-se em outros sete cursos da Universidade de São Paulo. Vamos à lista: Biologia, Geografia, História, Pedagogia, Filosofia, Teologia e Engenharia.

Isso sem falar no doutorado em Citologia (o estudo das células) e com passagens pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, onde morou por algum tempo.

Professor de Geografia da Rede Municipal de Ensino, onde lecionou por muitos anos, Madeira foi convidado em 2006 pela Secretaria de Educação para cuidar da vinda para Cubatão da Escola Técnica Estadual do Centro Paula Souza.

Desde 2007, professor Madeira está empenhado no que considera ser a missão de sua vida – a vinda para a Cidade de um campus da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, a Poli-USP.

Quando fala desta luta, o professor se emociona e chega às lágrimas. “Este é o meu maior desejo. Quero que os jovens da minha cidade tenham a mesma oportunidade que tive de estudar e crescer na vida. Estamos diante de uma chance histórica para Cubatão e não podemos desperdiçá-la por interesses pessoais”.

Quando o assunto é educação, o biólogo, geólogo, historiador, pedagogo, filósofo, teólogo, engenheiro e piloto da Aeronáutica é enfático. “Durante muito tempo, temi ser um Dom Quixote, lutando contra os moinhos de vento. Felizmente, a classe política da Cidade percebeu a importância de uma universidade pública no município. Agora, é superar pequenos entraves burocráticos para dar à população cubatense a chance de mudar a sua história. Que os detentores do poder em Cubatão deixem de olhar apenas para seus umbigos e olhem pela janela. Pensem nos jovens deste lugar e façam a coisa certa”.

Ex-candidato a prefeito e a vereador, ele diz agora apenas querer se candidatar a único cargo na vida: “Quero apenas me candidatar a uma vaga no coração das pessoas”.

Professor, com certeza, esta eleição é garantida.

Anúncios

3 Responses to O nosso professor

  1. A. Júnior disse:

    Caro Allan,
    Sou um leitor assíduo do seu blog, um admirador do seu trabalho, por isso me sinto no dever de fazer críticas à sua entrevista com o professor Madeira. Conheço o professor Madeira a 30 anos dando aula de Geografia, desde o tempo da Vila Parisi. Eu o conheço pessoalmente e pra mim ele já disse que é aposentado como Piloto do Exército. Não seria piloto da Aeronáutica? Você disse que ele também é engenheiro. Mas engenheiro o quê? Elétrico? Civil? Mecânico? Pra ser engenheiro o profissional tem que ter o registro da entidade de classe. Geólogo também? Estudou em Harvard por algum tempo? Quanto? Um dia? Um ano? Doutor em citologia? Caramba, ele também é médico?Antes de publicar você não desconfiou que é muita coisa? Você fez algum tipo de investigação pra ver se tudo isso era verdade. O professor me disse que entrou na prefeitura há 5, 6 anos. No concurso que ele entrou a prefeitura tava precisando de professor de Geografia pra dar aula. Quantos dias ele entrou na classe pra dar aula?
    Desculpe a intromissão, mas você é jovem, e os jovens tem mania de acreditar em tudo. Espero que você não fique aborrecido comigo. Tentei mandar este texto como recado na sua página do orkut mas não consegui.
    Forte abraço.

  2. Allan disse:

    Caro A. Júnior.
    Estão publicadas suas impressões.
    Não só o sr. como inúmeras pessoas conhecem o Professor Madeira na PMC há anos e nenhum posicionamento contrário à matéria foi feito até este momento. Pelo contrário, pessoas que trabalham com ele há tempos corroboraram e parabenizaram pelo texto, que obviamente poderia ser mais explicado, mas não o foi feito pelos limites impostos pela diagramação do jornal.
    Apesar de minha pouca idade, tenho o treinamento e a experiência necessária em 4 anos de faculdade de jornalismo e mais seis anos de profissão para não cair em uma falácia. Aliás, se for uma falácia o que foi dito o problema é do próprio Madeira, já que a entrevista está gravada (o áudio está comigo) e foi publicada em um jornal de circulação regional.
    Se o sr. duvida das origens do sr. José Fabiano Madeira é seu direito, embora seja público e notório o currículo deste profissional.
    Um forte abraço.

  3. A. Júnior disse:

    Caro Allan,
    Não vi nada de excepcional na sua entrevista que mereça ser parabenizado. É bom você desconfiar de quem vive te dando tapinha nas costas por qualquer coisa. Às vezes uma crítica tem mais valor. Ratifico tudo que escrevi acima.
    Forte Abraço.
    PS. Vou assistir a entrevista que voce fará hoje com o Dojival.Te desejo bom trabalho. Se eu não gostar de alguma coisa continuarei sendo sincero. Rsrsrsrsr

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: