Oposição em xeque

 

O que você acharia se, de um dia para o outro, a vereadora por Santos Telma de Souza declarasse apoio à base de sustentação na Câmara do prefeito João Paulo Tavares Papa?

Uma situação absurda como essa acabou de tornar-se realidade em Cubatão. João Santana de Moura Villar, o Tucla (PDT), rachou com a oposição e declarou na sessão de hoje da Câmara sua entrada no bloco de apoio da prefeita Marcia Rosa.

Não preciso dizer o espanto geral de todos com a bomba – especialmente da oposição. O vereador Doda, seu colega de PDT, não quis comentar a situação. Geraldo Guedes e Bigode, dois declarados membros da oposição, sofreram para discursar. Cada palavra dita era veementemente contestada pela situação, em especial por Dinho.

O público que lotava a galeria superior do plenário, composto em sua maioria de “simpatizantes” do vereador Adeildo Heliodoro, o Dinho (PT), apelidado em fevereiro pelo ex-opositor Tucla de “primeiro-ministro”, não sabia se aplaudia ou acreditava na nova adesão ao bloco situacionista.

Os motivos que levaram Tucla a rachar com tudo o que disse nos últimos anos a respeito da prefeita só Deus e as paredes do Paço Municipal sabem. Até porque há toda uma história de desentendimentos entre Marcia e Tucla que são muito conhecidas no meio político da Cidade.

Outro ponto que deverá ser revisto é o acordo entre o chamado G-7 (que tinha Tucla como integrante) para a composição da mesa diretora do Legislativo nos próximos anos. Tucla estava na fila para assumir a presidência, mas a decisão de hoje pôs uma pá de cal nesta pretensão, caso não haja outro racha no grupo.

Nessa história toda, muitos ganham e muitos perdem. Todo governo precisa de uma oposição, para fiscalizar e observar “de fora” os erros e acertos da Administração. E o bloco oposicionista perdeu a sua mais expressiva peça. Marcia Rosa estava cercada, mas virou o jogo e está prestes a dar um xeque-mate. Os próximos capítulos prometem emoções fortes. Quem viver, verá.

P.S.: Agradeço à gentil citação deste blog pela coluna de Luiz Roberto, o “Raposa”, no Jornal Acontece da última sexta-feira. Se você chegou até aqui pela indicação, seja bem-vindo e volte sempre!

Anúncios

2 Responses to Oposição em xeque

  1. Amigo Allan:

    Aprecio seus textos e acho que são de grande qualidade e deextrema valia para o exercício da democracia. Gostaria de vossa autorização para coloca-lonomeu site (www.ademirquintino.com.br), que tem um espaço destinado a política de Cubatão.
    Parabéns!!!

  2. Allan disse:

    Caro amigo Ademir,
    Fique à vontade. Agradeço os gentis comentários.
    Um grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: