
Uma das maiores alegrias de um jornalista é ver seu trabalho ajudando a comunidade a prosperar. Isso pode acontecer de inúmeras formas. Por exemplo, ao denunciar uma situação negativa e algum tempo depois ver que algo está sendo feito para revertê-la.
Estou com esse bom sentimento ao saber do projeto Cubatão + Bela, da Prefeitura. Após muitos anos, finalmente alguém da Administração Municipal percebeu o quão importante é ter os logradouros públicos bem cuidados, bonitos.
Com belas praças, por exemplo, as crianças têm um lugar seguro para brincar, os namorados têm um belo ambiente para passear, os idosos podem aproveitar uma tarde com tranquilidade. Com isso, aumenta a qualidade de vida, a população passa a sentir orgulho de sua cidade, até o comércio em volta destes locais sai ganhando. É um raciocínio simples, mas parece que demorou para nossas autoridades terem essa iluminação.
Outro ponto positivo é que as reformas serão feitas em regime de mutirão. Assim, a comunidade também participa da conservação dos espaços públicos e vai tomando consciência de que estes locais também são de sua responsabilidade, coibindo atos de vandalismo, por exemplo.
O primeiro espaço contemplado foi a Praça Princesa Isabel, no Centro. Na programação de mutirões, o início da Avenida Giusfredo Santini, a entrada da Vila Natal, Parque das Primaveras, Avenida Nove de Abril , Largo do Sapo, Parque Anilinas, e praças da Vila Nova, Jardim Costa e Silva e Vila São José. Notem que destes locais, três foram amplamente divulgados neste blog, na seção Retratos da Cidade. O post mais recente desta série, aliás, foi citado pelo vereador Geraldo Guedes (PR) na última sessão da Câmara.
Parabéns à Prefeitura pela iniciativa. São medidas simples como essa que Cubatão está precisando. Da minha parte, fico muito feliz de poder denunciar os problemas e contribuir com uma cidade mais bem cuidada e melhor para se viver.