Retratos da Cidade – parte 4

Quando comecei esta série, a Administração desta Cidade era outra. Esperei 15 dias para continuar a mostrar os flagras de Cubatão para que a nova prefeita já estivesse familiarizada com as novas funções e o secretariado já estivesse em ação (ambora ainda duas secretarias não tenham titulares).

Dando prosseguimento à seção Retratos da Cidade, mostro hoje um local cuja situação é mais que preocupante: já atingiu níveis de calamidade pública e risco à população. Saiba a seguir como está o outrora belo Parque das Primaveras.

_______________________________________________________

Parque das Primaveras – Jardim 31 de Março

Um lugar que era para ser o símbolo da recuperação ambiental de Cubatão virou um retrato fiel do abandono em que se encontra o município. Inaugurado em 1992, pouco tempo após a Cidade ser reconhecida pela ONU como Cidade-Símbolo da Ecologia e exemplo mundial, o Parque das Primaveras hoje pouco lembra o belo local que recebia quem chegava a Cubatão e entrava pela Avenida Giusfredo Santini, próxima à Estação Rodoviária.

140109_parqueprimaveras-001Para começar a própria avenida está entregue ao deus-dará. Predomina o mato alto no canteiro central e a sinalização é precária.

Mas o Caos (com letra maiúscula mesmo) está ao louco que resolver entrar no Parque. Para começar, o portão de entrada sumiu, deixando o local aberto 24 horas por dia. Isso fez com que o equipamento tenhase tornado um lixão público. Dezenas de jornais foram abandonados na entrada, assim como sacos de lixo e latas de cerveja.

O mato alto dominou a região, destruindo o belo corredor de flores que existia ao lado do portão de entrada à época da inauguração. Com isso, os novos proprietários do parque são os mosquitos, que não perdoam quem ousa entrar no abandonado local.

140109_parqueprimaveras-006O monumento da amizade, um símbolo do vínculo de Cubatão com suas cidades-irmãs, também é coisa do passado. A título de comparação, veja como era a instalação nesta página do site Novo Milênio. Estruturas de metal e ferro retorcido foram abandonadas no jardim, o que traz mais um fator de risco ao parque.

A parte central do lugar literalmente é de dar arrepios. ABANDONO TOTAL.
Atenção, Prefeitura! O lugar é PERIGOSO. Os quiosques estão cheios de roupas e preservativos, o que sugere um uso assustador para essas estruturas, cujo cheiro é insuportável. Brinquedos, calçados e roupas infantis deixadas no chão do parque ao lado destes locais só aumentam as suspeitas de quem está frequentando o parque. Lembre-se de que não há portões nem muros altos para barrar supostos invasores.

Este que vos escreve passou por maus bocados quando registrava essa cena. Um homem, apenas de shorts e aparentando estar bêbado, chegou de bicicleta no parque e questionou o que eu estava fazendo ali, pois ele dizia ser “a pessoa que cuidava do local”. Inventei uma desculpa qualquer e me retirei imediatamente de lá, pois ele começou a vir em minha direção. Quando estava na altura da Rodoviária, vi que outro homem de bicicleta chegou ao parque.

Fica o alerta à Administração Municipal para que, pelo menos, interdite o parque e feche todos os acessos. Há casas nas redondezas, inclusive com crianças, o que só reforça e justifica este apelo. Que algo seja feito com urgência, antes que uma tragédia aconteça.

Veja abaixo um vídeo feito por mim que mostra o estado atual do Parque das Primaveras.

Anúncios

One Response to Retratos da Cidade – parte 4

  1. reginaldo disse:

    Olá Allan

    Gostei da sua materia falando do Parque das Primaveras, naõ so ele que se encontra abandonado mas outros tantos, a cidade está abandonada mas estamos confiante em uma mudança que esperamos agora junto com a nossa Prefeita Marcia Rosa.
    Sou nascido aqui nesta cidade e assim como vc quer o bem dela e pode contar comigo nessa luta pela melhora dela um abraço para ti.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: