Reclamar é preciso

boca_tromboneSe uma árvore está crescendo demais na calçada em frente à sua casa, quem você chama para resolver o problema? Se você quer reclamar do calçamento da sua rua, que está cheio de buracos, a quem recorrer? Se um parente seu esperou muito para ser atendido em um órgão público, o que fazer para que alguém tome alguma medida?

Para todas as perguntas acima, a resposta, em cidades organizadas e que respeitam o cidadão, seria uma só: entrar em contato com a Ouvidoria Pública. Para variar, este é mais um serviço inexistente em Cubatão.

Como o momento é de mudança de Administração e a Prefeita vem defendendo desde o início da campanha que seu mandato contará com o apoio e a participação do povo, é preciso criar os meios para que isso possa acontecer, como a criação deste órgão público, ou então a volta do bom e velho 156 – conhecido à época de seu funcionamento como “O Telefone do Prefeito”.

Atualmente, para qualquer uma das situações que coloquei no começo deste post, o munícipe precisa respirar fundo e ter consigo uma imensa lista de telefones, pois a burocracia é enorme. Liga para um setor, que passa para outro, que diz que a responsabilidade é de um terceiro órgão e assim por diante.

Esse, aliás, é um mal que aflige não só Cubatão, mas todo o País. Ano passado, fiz uma matéria sobre a via crúcis que é pedir uma poda de árvore em Santos – veja na seção Matérias deste blog. Mas nossa Cidade ainda está mais atrasada que as suas vizinhas nesse setor. Aqui, nem ao menos se tenta criar um mecanismo de participação popular.

Alô, Prefeita Marcia Rosa! Fica a sugestão e o apelo. Não pode haver participação popular sem os instrumentos necessários para tal. Ouvidoria Pública já!

Anúncios

5 Responses to Reclamar é preciso

  1. Serafim Neto disse:

    Realmente este instrumento é muito importante para que o cidadão, de fato, possa participar da gestão do município. A Ouvidoria Pública é um dos projetos da prefeita Marcia Rosa para o novo governo. Na campanha ela já alertava para a importância deste orgão.
    Parabéns pelo blog!

  2. Reinivalda disse:

    Sei que vcs nao tem nada ver com isso mas preciso que alguem me de uma resposta sobre o concurso da Cursan realizado em julho de 2007 pois eles nao atualizaram o site desde entao…

  3. Conforme o plano de governo divulgado durante a campanha, isto é destacado de forma exemplar.

    http://www.marciarosa.com.br/content.php?page=plano_de_governo_ouvidoria

  4. Alice disse:

    Realmente o 156 funcionava, sempre que precisei fui atendida, agora aqui no Parque São Luis atrás do Sesi está uma vergonha, estamos completamente abandonados, ruas sem pavimentação cheia de buracos, a poeira é insuportável e quando chove é muita lama com poças d’água que demoram secar, queria saber sobre o andamento desse projeto.

  5. vagner disse:

    Ola tudo bem quero reclamar sobre um som alto da igreja Ebenézer
    que nao tenho mais aquela tranquilidade de quarta,Sabado e domingo na minha casa o som alto e gritos que vem da igreja nao consigo dormir eles ultrapassa ate 22:00 horas o que devo fazer obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: