Retratos da Cidade – parte 3

Veja a imagem abaixo:

Arquivo Municipal / imagem retirada do site Novo Milênio

Crédito: Arquivo Municipal / imagem retirada do site Novo Milênio (www.novomilenio.inf.br)

Ela mostra o anfiteatro do Parque Anilinas, no Centro de Cubatão, à época da reinauguração do local, em 1985, que passou a se chamar Cidade da Criança.

Quem tem mais de 20 anos e mora na Baixada Santista se lembra com carinho do local que foi o cenário de alegres tardes de domingo para muitas crianças.

Além das dezenas de brinquedos e atrações (como se esquecer do Castelinho, do Foguete ou das carpas que povoavam os lagos artificiais na entrada do parque?) o anfiteatro da Cidade da Criança era sempre palco de algum evento. Muitas peças de teatro, concursos entre escolas e solenidades municipais foram realizadas no local, que por isso mesmo recebia gente de toda a Região.

Pois bem, hoje a situação é bem diferente e a enferrujada e abandonada estrutura nem de longe lembra o bom e velho prédio. Para conseguir imagens do anfiteatro, tive que colocar a máquina fotográfica entre os tijolos da estrutura que sobrou, já que as portas do local estão trancadas e o acesso é proibido.

A razão do impedimento ao acesso talvez seja bem simples: vergonha, pois as imagens abaixo são realmente tristes.

logo_retratos

Anfiteatro da Cidade da Criança – Centro

121208_retratosdacidade-048-ok

121208_retratosdacidade-058-ok

121208_retratosdacidade-054-ok

Não é preciso dizer muita coisa, pois as fotos mostram tudo. O telhado foi removido por completo, deixando a estrutura a céu aberto. As paredes estão cheias de infiltrações e com a pintura removida.

O lodo cobre o palco e até um pedaço de andaime pode ser visto. Tudo indica que o anfiteatro iria começar a passar por uma reforma, que sabe-se lá por qual motivo não foi iniciada.

Não vou falar do resto da outrora Cidade da Criança pois haja texto para descrever o abandono do parque. Em síntese, o mato alto predomina e a estrutura que já abrigou centenas de pessoas aos finais de semana está abandonada.

Apenas sobrevivem ao descaso a coordenadoria, que não por acaso abriga serviços da Prefeitura de Cubatão, e a capela de São Lázaro, obra de abnegados servidores e voluntários que mantém o local apto a receber visitantes. Além disso, há algumas capivaras, que andam livres pelo parque. Uma viva lembrança do mini jardim zoólogico que havia no equipamento antes de ser sucateado pelas últimas gestões municipais.

Convido a quem mora em Cubatão que veja pessoalmente o estado de abandono do Parque Anilinas. Isto é, se alguém conseguir fazer isso, já que o local está fechado há alguns dias.

Quem mais sofre com todo esse descaso são as milhares de crianças e jovens cubatenses, carentes de opções de lazer. E não é por falta de reclamações que a antiga Cidade da Criança está assim, pois até abaixo-assinados já foram feitos pedindo reformas na estrutura.

Infelizmente, em Cubatão, um domingo no parque – assim como o programa homônimo apresentado por Silvio Santos – é coisa do passado.

Engana-se quem pensa que a lista de descaso em Cubatão acabou por aqui. Em 2009, novos retratos da Cidade serão publicados por aqui. Por enquanto, um ano novo com muita esperança e menos impunidade!

Anúncios

2 Responses to Retratos da Cidade – parte 3

  1. Marivaldo Rosa de Oliveira disse:

    Muito boa a sua iniciativa. Que ela sirva para pautar as ações dos que detêm o poder delegado pelo povo de nossa Cubatão.

  2. Equipe do portal Márcia Rosa está acompanhando todas as fases sobre os retratos e também os comentários feitos de forma construtiva.

    Obrigado Allan 🙂

    http://www.marciarosa.com.br/search.php?query=retratos+cidade&action=results

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: